sábado, 4 de fevereiro de 2017

Condensadora do Split atrapalhando a vista da janela.

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Hoje, dia 04/02/2017, estive de volta em uma residência no bairro da Tijuca - Rio de Janeiro - Brasil.

Há algum tempo atrás, fui contratado para instalar um ponto com 220 volts, para alimentar um Split Eco Inverter de 18k, a ser instalado na sala.

Fiz também, neste mesmo dia a identificação dos disjuntores Nema no Quadro de Luz, localizado na cozinha e troquei um barramento de Neutro de ferro, por uma barra de Latão.

Desta vez, voltei, porque os meus trabalhos foram do agrado deste cliente, para trocar os interruptores antigos, repor as luminárias antigas e instalar 9 novas luminárias Leds, nos banheiros, cozinha, área de serviço e quarto de serviço.





Para poder fazer as ligações dos cabos elétricos, pendure a luminária ou lustre com arame de aço zincado e fique com as mãos livres.


Neste banheiro foi instalado uma luminária Led e na cozinha 2 desta lado a lado no teto e uma tubo Led de 18w na bancada da pia.






Perguntei ao morador se não iria trocar as tomadas e ele respondeu que as tomadas ele mesmo trocaria e deixaria para mim os interruptores e as luminárias por serem mais difíceis (?).

O eletricista ali era eu e para fazer cada instalação ou troca de interruptores, eu após identificar a Fase, o Neutro e o retorno, apesar de estar com meus EPIs e ferramentas isoladas, eu ia até o disjuntor e fazia o desligamento do circuito.

Mas ao olhar para o meu cliente, fazendo a troca das tomadas, ele estava descalço, de bermuda, deitado de bruços em cima de um piso frio e com o circuito energizado.

Misericórdia !

Mas, voltando ao Split de 18k, perguntei para a esposa se tinha ficado bom.

Ela disse que estava funcionando e refrigerando muito bem, mas que estava incomodada com a parte superior da Condensadora, aparecendo cerca de 20 cm na frente da janela.

Ela não estava presente no dia da instalação e disse que ficou horrorizada quando o marido contou que para fazer os furos de fixação do suporte na parede, os instaladores (ou penduradores) ficaram um do lado de dentro do quarto e o outro de cabeça para baixo, sendo segurado pelas pernas.

Nem cinto de segurança tinham.

Talvez por esta razão, não fixaram o suporte mais para baixo e alegaram que para fazer uma futura manutenção, se estivesse mais abaixo, esta manutenção não poderia ser realizada.



A cliente, disse que iria alugar um andaime.

Instaladores disseram não saber montar um andaime.

A cliente então contratou além do aluguel, a montagem e a desmontagem.

Mesmo assim exigiu que os instaladores utilizassem cintos de segurança presos à estrutura do andaime.

E quanto à possível manutenção, ela disse que alugaria tudo de novo...

É muito raro algum contratante se preocupar com a segurança de um instalador.

Eu tiro meu chapéu por haver pessoas de bom coração e que se preocupam com a segurança de seus subalternos e colaboradores.

Canso de ver faxineiras limpando vidros de janelas, totalmente do lado de fora, sem nenhum item de segurança e se segurando com apenas uma mão...

Mas, como hoje é sábado e já encerrei meus atendimentos por hoje, preciso tirar o pó da garganta.

Me dirigi ao restaurante Manoel & Joaquim e pedi um vinho.

O garçom me perguntou: Suave ou Rascante.

Meu querido, você acha que um Eletricista da minha categoria vai beber vinho nacional de garrafão ?

Desculpe, mas a direção da casa mudou e não temos mais vinhos importados.

Mas, temos aqui uma bebida excelente para um Eletricista.

O Eletric Lemonade.

Agora estamos começando a falar a mesma língua.

De que é feita esta bebida ?

Vodka Absolut + Curaçao Blue + Soda + Suco de limão e gelo.

Perfeito !



Gostou ?

Sim, muito boa.

Aceita um RedBull para acompanhar ?

Só se for para eu voltar para o bairro do Flamengo batendo asas...



Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935  TIM
WhatsApp: (21) 99312-3847  TIM

                  Autor do texto, das fotos e vídeo: Gilson Carlos Pessanha

                                            MyFreeCopyright.com Registered & Protected

                         Siga me no Google+ Gilson Carlos Pessanha

          Inscreva-se no meu canal de vídeos do Youtube Gilson Eletricista